terça-feira, junho 15, 2010

À luta, à luta filhos da........... pátria.

Com o surgir de um evento como o campeonato do mundo de futebol, surgem no nosso imaginário (enfiados à força) conceitos como patriotismo, nação, unidade, etc. E são ideias que a mim incutem um sentimento forte… Um sentimento no peito que tem tanto significado como aquele traque que dou quando na minha sanita leio a dica da semana.


Não posso de deixar de exprimir o sentimento de extrema indiferença e repulsa que sinto por todos aqueles que objectivamente sentem que é seu dever apoiar uma nação só porque pertencem a ela.


O Patriotismo é um sentimento bacoco, baseado num ideal surreal que tem evidências físicas sustentadas numa linha imaginária a que chamamos fronteira. Apoiar Portugal porque se nasceu nesse mesmo país não tem para mim nenhuma validade. Não tenho dúvidas que qualquer português que tivesse nascido no Bahrein apoiaria com tanto ou mais fervor esse paíszito asiático.


Então porquê essa parvoíce de apoiar uma nação… ou em casos extremos, morrer por ela… Se o que me difere de alguém que nasceu para alem da fronteira, é simplesmente o acaso de termos nascido onde nascemos, ou de as fronteiras terem as configurações que têm…


Temos que defender o que é nosso??? Isso é treta. É o mal deste mundo. Ninguém está disposto a abdicar do seu umbigo para ajudar os outros. Ninguém se prejudica para beneficiar quem está do outro lado. E assim seguimos, nas vias do progresso e desentendimento. Felizes do que é nosso, por muito pouco que seja. Longe de conseguir vislumbrar que o que é nosso, é necessariamente de todos e que se todos assim pensassem, este seria sem duvida um mundo melhor.


Gozem então este mundial. Esta guerra mundial metafórica onde só uma nação sairá vencedora e continuem de olhos fechados para o que de facto é importante.


Que dizer mais… Força Portugal!
Related Posts with Thumbnails