segunda-feira, abril 28, 2008

Eutanásia







Por vezes este assunto vem à baila, como tem acontecido nos últimos tempos. E como este blog não serve só para escrever tretas, aproveito para emitir a minha opinião e já agora a minha indignação para com as opiniões opostas à minha.



Existem a meu ver, semelhanças entre a discussão da eutanásia e a do aborto: Ambos os assuntos são sobre pôr termo à vida de seres humanos. Dum lado estão os que apoiam estes “assassínios”, onde eu me incluo. E do outro estão os pró-vida constituídos na sua grande maioria (e correndo o risco de generalizar) por cristãos bondosos e tementes a Deus.



Neste meu subjectivo e parcial texto, o lado dos bons será apelidado de assassinos salvadores. E o dos maus não será apelidado de pró-vida, mas sim de pró-sofrimento. Acho que assim fica mais justo. Alem do mais, a opinião é minha e quem manda aqui sou eu.



Um dos mandamentos (dos poucos bons que foram criados) diz precisamente: Não matarás! Parece-me em última análise e parecerá também a toda a gente, uma regra lógica e válida da vida em sociedade. Mas como em tudo, uma visão que quando levada ao extremo, poderá não ser muito boa.



Existirão razões plausíveis que justifiquem a morte de alguém? A minha opinião é que sim! A eutanásia é só uma delas. O que importa é saber definir os limites.



Os meus limites seriam os seguintes: Se uma pessoa não quiser mais viver, tem o direito de acabar com a própria vida. E se essa pessoa não conseguir fazê-lo ela própria, alguém deve fazê-lo por ela. Aquilo que eu acho determinante é a vontade da pessoa que sofre e quer morrer. Desde que esta esteja na plena posse das suas capacidades mentais.



Uma pessoa que passa os dias em sofrimento, que não tem vontade de viver e que não seja possível recuperar ou melhorar minimamente, não deve ser obrigada a sofrer se essa não for a sua vontade.




Quem não está de acordo, que me diga por favor, por que outra razão devemos forçar essa pessoa a viver?



Por questões religiosas? Porque quem se suicida vai para o purgatório? E quem mata vai para o Inferno? Porque é ir contra um mandamento de Deus? Contra a vontade do Mesmo? Por favor poupem-me ao ridículo de ter que argumentar estas justificações.



Outra razão largamente apontada é o dever deontológico dos médicos de combater as doenças e evitar a morte a todo o custo. Mas a deontologia, tal como a religião e as suas crenças absurdas foram criadas pelo Homem! E como tal, são passíveis de errar. Devemos dar mais importância ao dever deontológico dos médicos, ou ao bem-estar, saúde e prazer de viver dos seres humanos? Porra, se até os animais são poupados ao sofrimento! Já não é pecado abater um cãozinho que esteja em sofrimento!!! Aliás, o pecado é precisamente deixar o pobre do bichinho a sofrer. Porque é que isto acontece? Não serão os animais dignos de viver? Não somos em última (ou primeira) instância todos seres vivos? Animais, e como tal, seres passíveis de ter sofrimento e dor? Então porquê este tratamento desigual? É caso para dizer que esses seres humanos, que sofrem tanto que querem morrer, mas não os deixam, são tratados abaixo de cão.



Não me irei alongar mais. Foi só um desabafo. Voltarei em breve, e novamente a escrever sobre sexo e merdas nenhumas de jeito, que parece que é o que a malta gosta.



Até à próxima.

9 comentários:

Unknown disse...

Levaste uma martelada na cabeça, só pode! O post é bom demais para ser teu!
Lamento dizer que concordo plenamente com o que está escrito.
Qualquer pessoa que tenha uma doença terminal, irreversível, que passe os dias a sofrer deveria ter o direito... hmmm, o direito não está por aqui chamado... deveria poder decidir o seu próprio fim. Deveria fazer parte da consciência de cada um e não da vontade do estado ou da religião.
Este assunto dava pano para mangas!

Rafeiro Perfumado disse...

Gostei de saber a tua opinião, a qual partilho na generalidade. Mas agora se faz favor vai-te embora e liberta o The one you know, vá. Não me obrigues a ir aí...

Teardrops disse...

Concordo plenamente contigo... será mesmo contigo, ou com o outro...? És tu? Tens a certeza?

LOL

Beijinho

Vitória disse...

Só posso dizer que não podia estar mais de acordo..todos deviamos de poder decidir o nosso destino.;)

Pedro Pisco disse...

Pelos vistos, conheci esta casa no "post certo"... ou não?!
Eu consigo ser ainda mais liberal... ou não...
Todos deveríamos ter o direito de poder decidir sobre o rumo e também, o fim das nossas vidas, da mesma forma que qualquer pessoa deverá ter o direito de objectar contribuir para o fim da vida de alguém.
Ou seja, critico quem proibe a eutanásia, mas também quem acha que um médico não tem o direito de recusar participar nesse processo...

Abraço.

O interior da Ratinha disse...

eu sou a favor da eutanasia...pois acho que cada um tem o direito a escolher o que quer pra si e quando quer acabar com certos sofrimentos...=S

bjo

Anónimo disse...

ridiculo vcs!!!assasinos!!! sou uma crista marrenta mais vou lutar pela vida... enquanto eu tiver forças, tenho pena de vcs...Deus da o sofrimento para alcançar a graça, se vcs tiverem um pouco de noção escutem a palestra do pe leo.. a ultima "buscai as coisas do alto" quem sabe isso não faça que vcs largem de querer se Deus!!!

irei rezar por cada um imbessil que e a favor do assasinato!!! um abraço!!!

Anónimo disse...

assasinos!!! quero ver se quando a mãe de vcs estiverem em um estado critico se vcs vão apoiar mata-la!!! vcs são ums assasinos!!!
Ridiculos,mesquinhas,egoistas, sem noção,burrooooooooossssssssssssssssssssssssssssss...........
a culpa e da parteira que em vez de corta o seus cordão humbilical não cotou as suas guelas!!!!

Deus vos perdoe!!!

Anónimo disse...

gostei do k li falo por experiença própria o tema eutanásia ainda é um tema tabu um tema dificil de abordar...
o tema eutanásia ñ deviria ser visto cm um drama mas sim visto cm olhos de ver pk a vida ñ tem k ser mantida a todo custo pk pra nós pexoas k temos doenças raras ou progressivas por vezes o k doi ñ termos a dor fisica pk essa mais cedo ou mais tarde passa cm remedios agora a dor da alma essa sim é dificil de curar podemos ter mt força psicologica mas a verdade é k a vida nem sempre se pode ver durante anos e anos por uma janela também se tem vontade de kerer o mundo pra além de uma janela e o precixar de alguém para tudo ixo é uma dor k não dá pra descrever por vezes o k nos conseme a alma é ver kem amamos impotentes por não ter a cura nas mãos mas no fundo eles valem ouro pk cuidam de nós cm td o seu amor...
eu sou a favor da eutanásia...
eutanásia é igual a uma morte digna..

Related Posts with Thumbnails