quinta-feira, maio 22, 2008

Esctupido

Parece que agora o que está na moda é escrever sobre o acordo ortográfico. E está também na moda ser contra o acordo ortográfico. Mas como gosto de pensar pela minha cabeça, tenho uma opinião um bocado diferente.



Primeiro que tudo acho que se está a exacerbar excessivamente este assunto. Meus amigos! Tenham calma. É só um acordo ortográfico! Não se vai matar ninguém. Depois acho que não tenho conhecimentos suficientes sobre linguística e/ou dinâmica cultural que me permitam opinar sobre a fiabilidade das alterações.

Mas como leigo que sou neste assunto, parece-me que existem alterações positivas. Lembro-me de andar na primária e fazer-me confusão que existissem letras nas palavras que não serviam para nada! Porque raio temos que escrever acção, se toda a gente lê ação??? Porquê efectivamente se todos nós dizemos efetivamente? Não será facilitarmos as coisas se escrevermos assim?

A oposição feita ao acordo é ridícula. Poucos são os argumentos que utilizam que eu consiga encarar como sendo válidos. Ou é porque é o nosso património, ou porque estamos a favorecer os brasileiros, ou então porque vamos perder dinheiro com isto.

Custa-me a crer que a língua seja património de alguma coisa. E mesmo admitindo que fosse… para que serve? Para alegrar os saudosistas? É uma questão de orgulho?... é que travar a evolução só para não destruir algo que é obsoleto e que pode já não vir a ter utilidade é um pouco… digamos… estúpido! Ou deverei escrever esctupido???

Este sentimento saudosista, tem origem nas mesmas pessoas que sofrem daquilo que eu encaro como sendo um complexo nacionalista ancti-brasileiro. O pactriotismo é outro sentimento esctupido e ainda hei-de escrever um post sobre este tema.

Também tenho alguma dificuldade em perceber como é que isto me vai fazer perder dinheiro. Se calhar como vão ter que renovar os diccionários, isso vai aumentar o precço do pão… é uma hipótese! Mas a quem me vier com esse argumento eu respondo: O dinheiro poupado em tinta, daquelas letras que não se lêem e vão desapareccer, vai baixar o preço da gasolina.

Acho que já percceberam que esta discucção é esctupida! Bem como o blog e o autor do blog. Somos todos esctupidos. Resumindo este blog está-se a cagar para esta discussão.

Mas esta é a minha opinião e enquanto não me convencerem do contrário, permaneço na minha.

Ps: Só para os mais desatentos: não sou a favor do acordo. É obvio que também existem defeitos do outro lado. Apenas quis mostrar uma face da moeda para a qual ninguém olha.

3 comentários:

peace_love disse...

Epá, é só uma questão de que me faz impressão escrever assim, de fato...

Nanny disse...

Pois, pois, pois... és contra e defendes o pró?

Digo-te já 2 coisitas:
acção - não se lê ação (como em coração), lê-se áção fruto do efeito do c antes do ç que abre a sílaba, abafando a força do ditongo ão
efectivamente - tb só se lê efétivamente porque lá tem o c que vai acentuar a vogal anterior
...
o mesmo aconte com o facto e o acto, mas aqui não é tão notório... o c lido ou meramente criando a pausa na leitura faz a diferença no significado... vai dar muitas confusões este acordo, mas enfim!

Beijo

The one you know disse...

peace: Confesso que depois de tantos anos tb me faz um bocado de comichão escrever assim.

nanny: Nunca disse que era contra! sou assim um meio termo, nem carne nem peixe.

Mas gostei da intervenção. Desconhecia tal facto e a ser verdade, isso sim para mim é um argumento válido. Mas tambem me pus a pensar e há casos onde não se aplica essa regra... como no verbo actuar! ou a palavra actualmente... em nenhum deles o c acentua a vogal!...

Related Posts with Thumbnails