quinta-feira, novembro 24, 2011

Os fura greves

A greve é um fenómeno social muito interessante! Por tudo o que sabemos e porque permite saber perfeitamente o tipo de pessoas com que convivemos.

Existem duas opções. Ou se fura (a greve) ou não se fura. E eis os meus pensamentos relativamente a quem infelizmente decidiu ir trabalhar hoje:

Quem foi trabalhar ou é rico, ou é burro, ou é cobarde, ou é egoísta ou então (os únicos com uma justificação plausível) são obrigados.Passo a justificar cada um dos rótulos:

Ricos – Obviamente que quem está bem na vida, não tem razão para fazer greve. Não se apercebe das dificuldades dos outros, ou se se apercebe não se importa. Consequentemente, são também egoístas.

Burros – dentro deste grupo entram as pessoas que não ligam a politica, que não sabem sequer o que é uma greve e para que serve. Não conhecem os seus direitos. Pessoas que pensam que quem faz greve é preguiçoso. Pessoas que vivem em constantes dificuldades financeiras e que afirmam que precisam do dinheiro deste dia de trabalho/greve. Estes últimos então aborrecem-me por demais. São pessoas que se apercebem das dificuldades em que vivem, mas que não abdicam de um dia de trabalho para lutar por uma vida melhor. Têm vista curta. Não abarcam a situação na sua abrangência. Vivem mal e querem continuar a viver mal para não perderem os 5 tostões de um dia de trabalho. São também aquelas pessoas que pensam que o país não está para greves. Que ainda acreditam na inevitabilidade da austeridade para curar a crise. Que pensam que sendo escravizados e chulados é que se está a ajudar o país…
Cobarde – Pessoas que têm medo de represálias pelo facto de fazerem greve. A greve é um direito! Defendido por lei. Quem vive com medo, acaba por não viver.

Egoístas – Arrisco-me a dizer que esta característica é abrangente. Quem fura a greve, está a tirar força à mesma. Está a atenuar o efeito que esta deverá ter sobre quem governa. Está a pensar unicamente no seu umbigo e no seu ordenado. Está a desunir a população. E unidos temos todos mais força. 

Em jeito de conclusão, resta-me dar os parabéns a todas as pessoas que hoje não foram trabalhar. São pessoas íntegras, informadas, assertivas. São as únicas pessoas capazes de mudar este mundo para melhor.

Os restantes não se ofendam, ainda vão a tempo de abrir os olhos…

1 comentário:

Nanny disse...

Vim cá para te deixar um beijinho e desejar um Feliz Ano Novo... que 2012 seja um pouco melhor...

Sei Lá!

Related Posts with Thumbnails