segunda-feira, julho 16, 2007

Pena de Morte


Agora que já desanuviei um pouco com estes últimos posts abstractos e sem piada nenhuma, resolvi mudar de estilo! Farei agora posts somente sem piada nenhuma.
Já estava na hora de escrever alguma coisa decente!

Apeteceu-me falar sobre a pena de morte!

Sou completamente a favor! Sei que esta posição pode parecer retrógrada e extremista, mas é uma questão de lógica.

Analisemos o conceito de justiça! O que é a justiça?

É uma forma suave de realizar vingança. Um eufemismo engenhosamente encoberto por aquela imagem que todos temos na cabeça de uma mulher a segurar uma balança com dois pratos de pesos idênticos.

O que todos entendemos por justiça. Ainda que possa ser uma ideia errada, é que esta só existe quando está reposta a igualdade. Algumas vezes, essa igualdade pode ser efectivamente reposta sem se recorrer à vingança! Quando alguém rouba alguma coisa, essa mesma coisa pode ser devolvida. Mas se o que for roubado for a vida de alguém ou a inocência de uma criança? São coisas que não são possíveis de repor! Como é que a sociedade decidiu aplicar a justiça nestes casos? Castigando os infractores! E o que é isso? É vingança! Independentemente de o castigo ser um ano ou uma vida de prisão!

É errado! Devíamos tal como Jesus, dar a outra face! Aplicar a regra de ouro: Se alguém te fizer mal, faz-lhe bem! E assim teríamos um mundo perfeito!

Mas o mundo não é perfeito, tal com eu não sou! Não consigo dar a outra face! Porque não acho… justo (irónico não é?)

E se a única utilidade que a “justiça” tem, não é repor a igualdade, mas sim controlar os comportamentos individuais para que estes se ajustem ao que é tido como válido dentro da sociedade! Então que se faça justiça (entenda-se vingança) como deve de ser!

Se me derem um beijo, eu retribuo. Se me insultarem, devolvo o insulto. Se me derem um pontapé, dou outro de seguida! Olho por olho, dente por dente. É uma frase feia que muitos renegam mas todos aplicam. Se alguém matar, deve morrer…

A vingança não devolve nada a ninguém, mas se esta servir para diminuir a criminalidade (e acredito que sim), então deve ser usada.

É que me irrita profundamente ver pessoas a matar outras pessoas. Magoarem crianças e levarem no máximo 20 anos de prisão. Mas irrita-me mesmo! Acho que a balança não está equilibrada… E se calhar para alguns casos a morte é pouco…

8 comentários:

Anónimo disse...

cá está um tema interessantemente polémico.

deixa-me dizer-te que não concordo contigo.
a menos que acreditemos que S. Pedro está nas portas do Ceu a mandar as pessoas más para o sofrimento do Inferno, não me parece que a morte seja o melhor castigo...

morrer é rapido demais para quem organizou, ponderou e executou crimes bárbaros (principalmente para com crianças que esses dão-me a volta ao estômago).

é minha opinião que esses seres devem apodrecer na prisão.
mais do que 20 anos. mais do que 30. prisões perpétuas. isso sim é castigo.

é certo. não repõe o mal que eles fizeram. mas ao menos sofrem mais do que 5 minutos.

:)

Gaja Boa 2 disse...

Embora a morte pareça um sublime castigo, parece-me que a velvet tem razão! Sofre-se mais enclausurado, a morte mesmo dolorosa são apenas uns minutos! Deviam, isso sim, ficarem paraplégicos o resto da vida e não terem ninguuem que cuidasse deles. Isso era uma bela vingança e um rico castigo

bjs

Mulheka disse...

Lamento (não lamento nada) discordar.
P'a mim esses gajos nao mereciam pena de morte mas sim prisão prepétua com direito a tortura todas as semanas, isso sim era castigo!
É que se eles morrerem, não sofrem quase nada.

Francis disse...

concordo em absoluto contigo.

kill them all.

ó meninas, aceito o vosso ponto de vista, mas depois somos nós que os sustentamos pá...as prisões são caras.

White_Fox disse...

A lei salva essas pessoas pk perante a sociedade todos têm direito a uma segunda oportunidade...
É pena é k aqueles que são assassinados não têm direito a essa segunda opotunidade...

Ana disse...

Os meus direitos acabam quando não respeito os dos outros.

Concordo ctg!!!

Bom tema...

The one you know disse...

Miss velvet, gaja boa 2, mulheka: Concordo com voçês todas, mas como o tema é a pena de morte, tentei justificar porque é que esta devia de existir! No entanto eu acabei com uma frase que corrobora precisamente aquilo que voçês mencionam! só não pormenorizei!

Francis: É isso! Matem-nos a todos! E alem disso, há formas economicas de matar lentamente :P

White Fox: Há muita coisa que está mal nesta sociedade... esta é só uma delas.

Ana: Eu sabia que concordavas. Lá bemmmmmm no fundo...e apesar das benfiquices podes-se dizer que és parecida comigo! Já gostas da gema do ovo cozido???? É que eu já!!

Andreia disse...

e que tal, torturar e depois matar?? há sofrimento e depois morte...

eu sou apoiante do lema olho por olho dente por dente e tento aplicá-lo as vezes que consigo...

Related Posts with Thumbnails