segunda-feira, dezembro 27, 2010

Obsolescência planeada

Imaginem que existiam automóveis que nunca se avariavam... Imaginem que os brinquedos dos vossos filhos eram inquebráveis… imaginem que as baterias dos vossos computadores ou telemóveis duravam meses a gastar e nunca se avariavam. Imaginem que tudo o que usamos era criado com um nível de eficiência e qualidade muito superior ao que na realidade temos no nosso dia-a-dia… Tal facto só não é possível devido à obsolescência planeada.

Este palavrão é a designação que existe para um dos (muitos) defeitos que existem no modo de vida ocidental (AKA capitalismo). É uma consequência directa da busca constante de lucro. 

Obsolescência planeada é a produção de qualquer bem material com pouca durabilidade e eficiência, com o intuito de que estes tenham uma duração curta e se desgastem e ou estraguem. Ou mais simples e directo, é inventar e produzir coisas fracas e defeituosas para que estas se estraguem. A wikipédia descreve-a desta maneira:

Mas quem é que tem interesse em produzir coisas que se vão estragar?

Curiosamente, toda a gente… Toda a gente que está interessada em obter lucro. Desta forma conseguem manter uma procura constante dos seus produtos e podem produzi-los com materiais mais abundantes e mais baratos (com menor qualidade)

A produção em massa só é rentável se existir mercado de compra. Se alguém inventa ou produz um produto tão bom que nunca se estrague, as pessoas deixam de ter necessidade de as comprar… Se se inventasse e produzisse um automóvel que durasse uma vida inteira sem ir à inspecção, sem se avariar, sem desgaste considerável, a empresa que o produzisse cedo iria à falência. Ou melhor, todo o mercado automóvel acabaria! Porque uma vez comprado um carro, nunca mais haveria necessidade de comprar outro e o mercado acabaria saturado.

Parece normal, não é? Afinal as empresas têm de vender… O absurdo é que isto constitui um entrave à evolução e promove um nível de vida baixo. Muito abaixo das possibilidades que o nosso desenvolvimento tecnológico e científico permitem… Para piorar as coisas, acresce o facto de isto tudo promover o desperdício… Gastar matéria-prima a construir coisas que se estragam, leva a ter de produzir outras coisas que se irão estragar. Consequência: Gastar mais matéria-prima. Desperdício de recursos, poluição, etc.

O absurdo é que é mais uma vez a procura do lucro o motivo principal para muito do que está mal está na sociedade. Se pensarmos e generalizarmos tudo o que acabei de referir, podemos chegar a outras conclusões chocantes. Basta pensar em termos de saúde, educação, produção e distribuição de alimentos, etc.

O que sucede é que muita gente continua a julgar que se o telemóvel avaria é porque não se pode fazer melhor do que aquilo. É assim que todos pensam. A nível cultural, é normal e inevitável. As coisas estragam-se mais tarde ou mais cedo…. Mas será mesmo assim que as coisas funcionam?

 Estranho este planeta não é?

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails