segunda-feira, dezembro 27, 2010

A verdadeira Democracia


Ando para aqui a criticar a politica e a democracia, mas criticar é fácil dar ideias é que é difícil. Aplicá-las ainda mais.

Então se isto que temos não é uma democracia, o que seria então uma democracia? O mais perto que temos daquilo que eu entendo que devia ser uma democracia são os referendos. São perguntas mais ou menos objectivas, sujeitas a sufrágio e cuja decisão do povo é soberana. Os referendos seriam quanto a mim uma democracia mais verdadeira.

Andamos a eleger as coisas erradas! Não devíamos eleger pessoas! As pessoas são falíveis, corruptíveis e muitas delas egoístas e mal intencionadas. Não precisamos de ninguém para decidir por nós aquilo que é melhor para todos. Precisamos é de todos decidir e arcar com as consequências ou benefícios de cada decisão conjunta que fosse tomada.

Ao invés de pessoas, deveríamos eleger ideias! Ideias, projectos, propostas, etc. A verdadeira democracia seria não delegar estas decisões a terceiros. Cada um deveria ser livre de propor o que quisesse, mas só as ideias que fossem eleitas, seriam postas em prática… Não vos parece muito mais justo que tudo funcionasse realmente assim? Sem hierarquias, com o poder distribuído por todas as pessoas e não unicamente em meia dúzia delas?

Sei que parece uma ideia utópica. Mas só o é porque a “conjuntura” actual não tem interesse em mudar o que é tão benéfico para alguns. Mas é possível. Agora que temos a internet e está tudo à distancia de um clique. O governo do futuro poderia muito bem ser um site na internet. Onde qualquer pessoa do mundo poderia colocar lá uma ideia ou proposta, e qualquer outra pessoa poderia ir votar na ideia. E se o povo quisesse, se a proposta fosse da vontade da maioria, então seria posta em prática…

Simples e eficaz. É só uma ideia na minha cabeça fantasiosa e pensadora. Não é minha, nem sequer é a minha ideia de eleição sobre este assunto, mas é uma que gostava de partilhar com quem vem aqui e tem pachorra para ler isto. Porque na realidade existem alternativas a esta fantochada em que vivemos. Temos é que ter a mente e os olhos abertos.

Bom fim-de-semana 

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails