segunda-feira, dezembro 27, 2010

Politicos


Hoje falo-vos de políticos. Esses nossos grandes e inúteis amigos.

Se analisarmos os políticos, podemos constatar que são na sua grande maioria, advogados, engenheiros (alguns são semi-engenheiros), ou bancários (pior ainda). Agora o que me intriga e o que me questiono constantemente é: - O que é que no currículo destes senhores lhes dá crédito ou lhes permite ter uma base vivencial teórica sustentada para que possam decidir aquilo que é melhor para o povo? Onde é que a formação sobre leis (advogados), sobre estruturas de edifícios (engenheiros) ou sobre o mercado financeiro (bancários) transmite competências necessárias para que possam agir de forma a beneficiar a sociedade? Não transmite… o conhecimento das leis e de como toda esta trafulhada funciona não é garantia nenhuma de que um politico sabe agir de forma correcta sobre todos os problemas que afligem a sociedade. Ou que tão pouco se preocupem ou tenham qualquer tipo de intenção altruísta em tudo o que fazem…

 Estamos a eleger pessoas pela sua capacidade de oratória e pela capacidade de cativar o maior número de pessoas possível. Estas características transversais a qualquer político, não são as competências que uma pessoa que toma decisões pelo povo deveria ter. Um bom político deveria, pelo menos ter formação em sociologia, ou formação sobre as dinâmicas culturais da sociedade. Deveria ter conhecimentos aprofundados de ética e deveria acima de tudo ser um altruísta ao invés de um egoísta…

Os políticos deveriam trabalhar em conjunto para o bem de um povo e não uns contra os outros. O sistema de eleições instaurado leva a que a competitividade existente na política, seja tudo menos benéfica para aquilo que mais importa (o povo). A oposição preocupa-se em derrubar o governo, quando no fundo deveria era apoiar. Todos deveriam trabalhar para o bem da comunidade.

Os políticos, deveriam ser voluntários. O dinheiro corrompe constantemente as suas atitudes e decisões. O poder corrompe. Nenhum politico deveria ter qualquer beneficio motivado pelo cargo que ocupa.

Resumindo… Os políticos são obsoletos.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails